top of page
LogoHeader 02.png
Drapeau Portugal.png

NOTICIA

LAODATO SI
ESVERDEMANTO AMBIENTAL E PROTEÇÃO DA AGUA

23 March 2023

Como timorenses todos têm a obrigação de proteger o ambiente para sustentar o futuro com base no artigo 61º da Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Por esta razão, o senado de estudantes do Instituto Católico Para a Fromação de Professores (ICFP) Baucau estabeleceu o programa “Esverdeamento Ambiental e Proteção da Água”. Relacionado com este programa foi implementada uma actividade de “plantação de árvores” na Bela Vista, Aldeia Builai, Suco de Buibau Posto Administrativo Vila Baucau.

Com a colaboração do líder da delegação territorial da floresta, plantas e indústria no município de Baucau, Sr. Pascoal Afonso Belo, líder da aldeia de Builai Sr. Armindo Sequeria Ornai, de Buibau, Director da EBC Uailili Sr. Domingos Fraga, o equipe senado estudantil e comunidade local, esta atividade foi bem organizada e concluída em 18 de março de 2023.
O líder da delegação territorial da floresta, plantas e indústria no município de Baucau, Sr. Pascoal Afonso Belo, forneceu quatrocentas pequenas árvores (400), compostas por Toona Sinensis Trees, Swietenia mahagoni, Jaca e Cajueiro. Do número de árvores, consulado dos alunos, o presidente e vice-presidente dos ex-alunos e alguns ex-alunos do ICFP e os estudantes atuais, Funcionários, Sr. Rigoberto da Silva Freitas como técnico do ministério da agricultura Baucau, Líder da Aldeia, alunos da escola primária Bela Vista e a professora plantou aquelas árvores no local conforme abaixo:
FATIN KUDA TOTAL DE ÁRVORE
1. Ao redor da igreja de Bela vista 230
2. Ao redor da eskola EBF de Bela Vista 24
3. Ao redor da Gruta de Builai 50
4. Entrono de lago “Wailoto” 96
Esta actividade decorreu bem devido a todo o contributo das pessoas acima referidas e ao apoio financeiro do Instituto para aluguer das carrinhas de recolha dos alunos, água e outros lanches que foram fornecidos.

bottom of page