top of page

FORMAÇÃO DO 4º DIA

Baucau, 12-06-2025. Os professores do ICFP participaram numa formação com instrutores das Filipinas para partilhar as estratégias ensinadas em sala de aula durante a semana.
Esta formação é realizada em cooperação entre o Instituto Católico de Formação de Professores (ICFP) e a Universidade Notre Dame de Dadiangas (NDDU).

O tema de hoje é Liderança para Além do Sino: Inspirar Pessoas, Impulsionar a Aprendizagem, Moldar a Escola.
A liderança é um processo social que permite aos indivíduos trabalharem em conjunto para alcançar resultados que nunca alcançariam trabalhando sozinhos. Caracteriza-se por três resultados principais: direção, alinhamento e compromisso.
A liderança é um conjunto de mentalidades e comportamentos que alinham as pessoas numa direção coletiva, permitindo-lhes trabalhar em conjunto e alcançar objetivos partilhados, além de as ajudar a adaptar-se a ambientes em mudança.
Todo o líder, até certo ponto, faz a mesma coisa. Quer se trate de um executivo, de um treinador desportivo ou de um professor, a liderança é permitir que outros realizem algo que não conseguiriam sozinhos. Algumas pessoas em cargos formais de liderança são maus líderes, e muitos bons líderes não têm autoridade formal. Neste sentido, a liderança é algo que se faz e não algo que se é. São as ações de uma pessoa, e não as suas palavras ou cargo, que inspiram confiança e empenho.
Além disso, a liderança não é algo com que as pessoas nasçam. Como a boa liderança se expressa frequentemente através do comportamento e não da personalidade, é uma competência que pode ser aprendida. Como? Conhecer-se a si próprio é um primeiro passo fundamental. Os líderes mais eficazes têm plena consciência dos seus próprios pensamentos e crenças e demonstram integridade, sendo autênticos como eles próprios.
Resolva problemas com eficácia
Os líderes eficazes sabem que o que funciona numa situação não funcionará necessariamente sempre. A estratégia de liderança deve refletir o contexto de uma organização. Por exemplo, uma abordagem situacional permite que os executivos se concentrem nos comportamentos de liderança mais relevantes para a organização à medida que esta evolui.

Top page

©2024 by ICFP IT officer

bottom of page